Livros no Blurb

domingo, 23 de maio de 2010

Chauve-souris

Il y a deux sortes de chauves-souris, l'une semblable aux nôtres et l'autre particulière aux Indes, cette dernière à la figure de la nôtre, mais este grosse comme un chapon et a les ailes longues d'une aulne, les Portugais en mangent, la chair en est très délicate mais un peu douce.


Les Voyages et Observations du Sieur de La Boullaye-Le-Gouz (Paris, 1657)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Animais, plantas e paisagens de Portugal 27



Borragem (Borago officinalis)


A borragem, também conhecida por chupa-mel, é uma erva anual híspida (coberta de pelos), com caules ramificados erectos de 15 a 70cm, que pertence à família das boragináceas. Possui folhas ruguosas de dois tipos: as inferiores, maiores, são ovadas a oblongo-elípticas e pecioladas; as superiores são pequenas e envolvem o caule ou ramo (amplexicaules). As flores são pediciladas, grandes e pendentes, dispostas em cimeiras terminais. A corola é de um azul vivo com a zona central branca. Do seu centro destaca-se um cone proeminente de anteras púrpura-negras. É muito comum em incultos e nas orlas de campos cultivados, em caminhos e em entulhos.
Trata-se de uma espécie de zonas secas e soalheiras que se distribui pela Região Mediterrânica, pelo Sudoeste asiático e pelas ilhas da Macaronésia (à excepção de Cabo Verde). Floresce entre Janeiro e Outubro.
É considerada uma espécie medicinal, utilizada na cultura tradicional para tratar a tosse e purificar o sangue. As suas sementes são ricas em óleos. As folhas e flores servem para dar gosto a bebidas ou perfumar banhos e, em infusão, usam-se como tónico contra o stress e a depressão.