Livros no Blurb

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Animais, plantas e paisagens de Portugal 14


Laverca (Alauda arvensis)



A Laverca é uma cotovia típica, de tons acastanhados, com diferentes riscas e manchas que lhe conferem um elevado mimetismo. A face ventral é clara e o peito listrado de castanho. Tem um canto variado, audível a grande distância, que entoa no ar por vezes a alturas apreciáveis. Evidencia, ao levantar ou pousar, uma faixa branca de ambos os lados da cauda e no bordo posterior das asas. Em Portugal ocupa zonas abertas (i.e. prados/lameiros, pousios-pastagem, alqueives e restolhos, arrozais e searas de sequeiro) tanto de Inverno como na época da reprodução.
Reproduz-se sobretudo a norte do Tejo, quer no litoral quer no cume das serras ou em planaltos elevados (e.g. planalto beirão). A sul nidifica em parte da área costeira e na serra de Monchique. Constrói o ninho no solo e põe de três a cinco ovos. Alimenta-se de insectos e matéria vegetal (incluindo sementes). Existe na Europa, na Ásia Central e no Japão.
De Inverno forma grandes bandos e é mais abundante no Alentejo. Existe uma população invernante considerável no nosso país quantitativamente igual ou mesmo superior à população reprodutora. Na serra da Estrela, onde cria, pode ser observada logo a partir de Março mesmo com o solo coberto de neve. Não se sabe qual o destino da população reprodutora após a nidificação, em especial a que provém das serras do centro e norte.

Sem comentários: