Livros no Blurb

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Animais, plantas e paisagens de Portugal 18

Soito no Outono


Castanheiro multissecular


Folhas de castanheiro


Ouriços


O castanheiro (Castanea sativa) inclui-se na família das fagáceas, a mesma dos carvalhos com os quais é aparentado. Trata-se de uma árvore de folha caduca, corpulenta e de copa arredondada, que pode viver centenas de anos chegando a atingir porte considerável. As folhas são pecioladas, grandes, alternas, serradas, em forma de ferro de lança (lanceoladas). As flores masculinas e femininas são relativamente pequenas, dispostas numa inflorescência em forma de espiga (amento), amarelo-clara a esbranquiçada, de 13 a 30cm de comprimento, que nasce na axila das folhas. O fruto é a bem conhecida castanha que se desenvolve em número de 1 a 3 no interior de uma cúpula globosa e espinhosa (o ouriço).
Alguns autores defendem que o castanheiro ter-se-á extinguido em Portugal no princípio do Holocénico, para ser reintroduzido há cerca de 2.000 a 2.200 anos. Seja como for fez parte da floresta primitiva da Península Ibérica.
Existe sobretudo a norte do Tejo em regiões frescas e com elevado teor de humidade atmosférica (minho, trás-os-montes, beira interior). A sul do Tejo encontramo-lo na serra de S. Mamede (Alto Alentejo), na serra de Sintra, no Cercal e na serra de Monchique.
Floresce em Maio|Junho. O fruto começa a caír em Outubro. É uma planta própria do oriente mediterrânico (Turquia).
Os povoamentos de castanheiro assumem 2 formas diferentes: o soito e o castinçal. O soito é uma formação em estrutura de parque, semelhante ao montado, para produção de castanha. O castinçal é um povoamento mais ou menos denso, de árvores esguias, para a produção de madeira.

Sem comentários: