Livros no Blurb

sábado, 3 de novembro de 2007

Os meus livros 11

Capa do volume "Região Centro" (Círculo de Leitores, 1992)


Capa do volume "Região Centro" (Temas & Debates, 1996)


Um aspecto do interior do quinto volume



Com a publicação do volume sobre a região Centro ficou completo o tratamento de Portugal continental.
Esta região é a mais polimórfica e simultaneamente a mais diversa do ponto de vista natural (ao contrário do Alentejo). A sua extensa linha de costa é maioritariamente arenosa, destacando-se como único local rochoso digno de relevo o cabo Mondego onde vem morrer a serra da Boa Viagem. Esta denota características muito semelhantes às da serra de Sintra, em particular no que respeita à sua posição geográfica e ao efeito que produz sobre as condições climáticas locais.
Aqui se encontram os Montes Hermínios, um ecossistema único a nível nacional. Por outro lado, a diversidade de factores climáticos (e.g. temperatura, precipitação, humidade) e geológicos é considerável, o que acarreta uma correspondente variedade de condições ecológicas. Para leste do maciço central vigoram condições de acentuada aridez e amplitude térmica. Através dela corre o maior rio exclusivamente português. A Sul e a Norte é limitada por dois grandes cursos fluviais ibéricos: os rios Tejo e Douro, respectivamente.
No fundo, podemos considerar que a região Centro, tal como a encarámos, faz a transição do Sul para o Norte de Portugal. Não é pois de estranhar que se observem paisagens e ambientes mais parecidos com os do Alentejo ou do Ribatejo e outros com semelhanças com a região Norte e até com a Europa atlântica.


Powered by ScribeFire.

Sem comentários: