Livros no Blurb

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Os meus livros 15

Capa de "Anatídeos de Portugal" (Instituto Florestal, 1995)


Figura 1: Caracterização topográfica de um anatídeo (a ave que serviu de modelo é uma marrequinha (Anas crecca), mais propriamente um macho adulto em plumagem nupcial)


Um exemplo da descrição e caracterização das espécies


Destacável


Este livro teve um "parto" complicado mas felizmente acabou bem. Por um lado foi difícil chegar a um consenso com os técnicos e dirigentes do então Instituto Florestal sobre que tipo de livro fazer e que espécies de patos ele deveria descrever. Por outro lado realizei-o na altura em que me separei dos meus antigos sócios e comecei a trabalhar como freelancer.
Trata-se de um guia sobre os anatídeos (patos e afins) portugueses dirigido a caçadores. Na realidade vai para além daquilo que um guia da natureza pretende atingir, abarca também algumas espécies "parecidas" com os anatídeos e interessa a todos aqueles que gostam da natureza e/ou que nutrem um especial interesse pelas aves.
Foi o primeiro livro do género a ser feito por portugueses, para portugueses e sobre a realidade portuguesa de um determinado grupo de aves. Provavelmente por ter sido um projecto inédito, por razões semelhantes aquelas que foram referidas para os "Roteiros da Natureza" mas ainda porque foi um livro encomendado pelo "inimigo" (leia-se "o lobby da caça"), os Anatídeos de Portugal foi pura e simplesmente ignorado por todos aqueles que se movimentam na área da conservação da natureza, incluindo organizações como a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), da qual sou um dos sócios fundadores.
O livro inicia-se com uma "Nota Prévia" que esclarece como surgiu e a quem se destina. Em "Apresentação da Obra" justifica-se o seu conteúdo e fornece-se a necessária explicação para entender a simbologia utilizada na descrição das várias espécies. "Introdução ao Grupo dos Anatídeos" fala deste grupo biológico, das suas características morfológicas e taxonómicas, do seu modo de vida e da influência humana sobre as suas populações. "Os Anatídeos em Portugal" refere-se à forma de ocupação e aos movimentos em território português. "Os Anatídeos Portugueses" é o guia propriamente dito, no qual se descrevem as espécies que ocorrem em território nacional. Num pequeno capítulo seguinte apresento algumas aves que se poderão confundir com os anatídeos e cuja inclusão no livro pretende evitar que os caçadores as abatam. Em "A Caça aos Patos" são focados diversos aspectos cinegéticos próprios dos anatídeos que interessam sobretudo aos caçadores. Seguem-se um glossário de termos técnicos, a bibliografia, um índice remissivo e um destacável com todas as ilustrações do livro, espécie a espécie.
Resta-me salientar que esta publicação deve grande parte do seu interesse às ilustrações da autoria do meu amigo Luís Gaspar.

Sem comentários: