Livros no Blurb

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Animais, plantas e paisagens de Portugal 6

Flores em panícula


Frutos


Folhas e flores



No sobreiral da matinha de Queluz (Lisboa) existem diversos medronheiros, muitos dos quais de porte arbóreo


O medronheiro (Arbutus unedo) é um arbusto ou pequena árvore (arbutus aparentemente significará pequena árvore) perenifólia, que normalmente não supera os 5 metros de altura, pertencente à família Ericaceae. Nesta família botânica incluem-se também plantas como o arando ou mirtilo (Vaccinium myrtillus), o rododendro (Rhododendrom ponticum), a camarinha (Corema album) e as bem conhecidas urzes (Erica/Calluna).
O seu tronco é de tonalidade avermelhada e escamoso. As folhas são alternas, lanceoladas, de margem serrada, lustrosas na face superior de um verde intenso. As flores, em panícula (cacho de cacho), são brancas, rosadas ou esverdeadas e surgem entre Outubro e Fevereiro. Os frutos são globulosos, vermelhos ou alaranjados, até 3 cm de diâmetro e ocorrem no Outono pelo que os frutos maduros e as flores aparecem na mesma altura na planta.
O medronheiro vive nos azinhais, sobreirais ou em bosques mistos de tipo mediterrânico. Algumas vezes constitui matagais mono-específicos (na serra algarvia, por exemplo) que resultam da degradação da mata mediterrânica. Trata-se de uma espécie higrófila, isto é, amante de um elevado teor de humidade atmosférica, por isso ocorre sobretudo em zonas de influência atlântica. Para o interior cinge-se aos vales encaixados dos cursos de água. Vegeta sobre todo o tipo de solos.
Distribui-se pela bacia mediterrânica e pela Europa ocidental até à Irlanda. Em Portugal medra praticamente em todo o país, à excepção de diversas bolsas na zona raiana. Contudo, pelo que referimos anteriormente, é mais abundante ou comum na faixa litoral e nas encostas serranas abrigadas.
O medronheiro também é conhecido por ervedeiro ou ervedo. Como é sabido, do seu fruto extrai-se a aguardente de medronho.


Powered by ScribeFire.

Sem comentários: