Livros no Blurb

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Animais, plantas e paisagens de Portugal 3

Esteva (Cistus ladanifer)



Esteval na serra do Caldeirão (concelho de Tavira)


A esteva é um arbusto aromático, sempre-verde, que pode atingir mais de dois metros de altura. Reconhece-se com facilidade graças às suas folhas opostas, lanceoladas, compridas e pegajosas, de um verde brilhante e às suas enormes flores (7 a 10 cm de diâmetro), dispostas isoladamente no cimo dos caules. As pétalas são brancas e, na maioria dos casos, evidenciam na sua base uma "unha" púrpura.
Ocorre fundamentalmente sob a forma de extensos agrupamentos mono-específicos — os estevais — em zonas de solos muito depauperados. Faz também parte de formações arbustivas mais evoluídas ou do sub-bosque de montados e pinhais. Prefere locais expostos e secos.
Floresce de Fevereiro a Maio e distribui-se pela Península Ibérica, Sul de França, Noroeste africano e ilhas Canárias.
Encontra-mo-la em praticamente todo o continente português embora seja rara junto ao litoral, para norte de Aveiro.
Poderá confundir-se com a Cistus palhinhae, uma esteva endémica do território nacional que se encontra sobretudo em parte do litoral alentejano, na costa ocidental algarvia e em parte da costa meridional do barlavento. Alguns autores consideram a Cistus palhinhae como uma forma amoitada de Cistus ladanifer, particularmente adaptada a ambientes de influência marinha (ecótipo).


Powered by ScribeFire.

Sem comentários: