Livros no Blurb

sábado, 6 de outubro de 2007

Os meus livros 9

Capa do volume "Região Alentejo" (Círculo de Leitores, 1992)


Capa do volume "Região Alentejo" (Temas & Debates, 1996)


Um aspecto do interior do terceiro volume



Este foi o terceiro volume da colecção Roteiros da Natureza a ser publicado.

Nestes livros incluí muita informação inédita, que coligi através dos estudos de índole técnica que ia realizando um pouco por todo o país pela Naturibérica, Lda. — empresa de que fui sócio-fundador —, ou que resultou de investigações pessoais. Destas últimas destaca-se, por exemplo, a descoberta de uma pequena população reprodutora viável de abibe (Vanellus vanellus) em pleno Alentejo, uma ave comum como invernante em Portugal.
Orgulho-me pelo facto do volume sobre os Açores ter sido utilizado num doutoramento sobre a vegetação natural deste arquipélago e do mesmo livro constar da bibliografia do recente Atlas de Portugal, coordenado pela Dra. Raquel Soeiro de Brito, uma prestigiada geógrafa.
Esta colecção foi igualmente precursora de variadíssimos roteiros que posteriormente vieram a ser editados por inúmeras pessoas e instituições, que neles se inspiraram e de onde retiraram diversa informação.
Apesar de tudo o que anteriormente se disse, esta colecção nunca mereceu dos meus pares a mais pequena referência embora soubesse que à boca pequena se iam tecendo vários comentários. Creio que é o preço a pagar por quem se mantém um "não alinhado", por quem teima em não querer ser apenas mais um carneiro sujeito aos "esquemas" da comunidade.


Powered by ScribeFire.

Sem comentários: