Livros no Blurb

domingo, 1 de julho de 2007

Fotografia 1

Alfama vista a partir da Cerca Moura (Lisboa)


Li algures que hoje em dia todos somos fotógrafos. Em certo sentido é bem verdade. A fotografia digital banalizou-se de tal maneira, que fotografar é hoje tão frequente como telefonar. Tornou-se um veículo comunicacional de eleição para miúdos e graúdos. A imagem digital apoiada nas novas tecnologias de informação e comunicação é uma ferramenta útil e potente.
É hoje possível fotografar, ver o resultado de imediato, alterá-lo ou descartar a imagem e voltar a captar outra(s). É também relativamente fácil imprimir uma fotografia, enviá-la a outrém através do correio electrónico ou colocá-la na web. Tudo isto é verdade mas a arte fotográfica em si tem regras, requer aprendizagem. Contudo aprende-se muito mais depressa quando podemos analisar (ou apresentar para análise) um conjunto apreciável e diversificado de imagens no local onde as captamos, de imediato, não deixando "a coisa esfriar".
Eu venho do mundo da fotografia analógica e tenho de admitir que desde que adquiri uma câmara digital, nunca mais toquei nos meus corpos nikon analógicos e tenho filmes a passar do prazo.

(para uma amostra diversificada da minha produção fotográfica ir aqui)

Sem comentários: