Livros no Blurb

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Quinta das Canadas 2

Ovelhas pastoreando num soito (Novembro 2006)

Sob o dossel arbóreo do parque florestal (Novembro 2006)


A Quinta das Canadas é a quinta da minha família, que eu giro mais ou menos à distância desde 1992. Situa-se no interior beirão, na transição da Beira Alta para a Beira Transmontana, fazendo parte do concelho de Trancoso. Meu pai e meus avós paternos eram daqui. Apesar de ter feito a sua vida profissional em Lisboa, meu pai sempre manteve um enorme apego à sua terra natal e, por isso, assim que pôde comprou terrenos e pediu ao meu avô que, no fundo, tratasse de zelar para que a Quinta das Canadas tomasse corpo. No início dos anos 50 do século passado assim aconteceu. Na realidade, embora tivesse sido o meu pai que investiu e que tomou a maior parte das decisões, sem o acompanhamento e a presença constante do meu avô Pena, a quinta nunca teria sido o que foi (é).
Para mim, este foi um dos três locais fundamentais do "campo" português. Fundamentais porque foram determinantes na minha formação como pessoa e também nas decisões que tomei no decurso da minha vida profissional. A este respeito, as Canadas destaca-se como a zona mais marcante. Aqui passei, desde a mais tenra idade e durante mais de uma década, cerca de quatro meses e meio por ano (15 dias na Páscoa e no Natal e 3,5 meses nas férias de Verão). Ocupava-me o dia todo assistindo à rude e penosa faina agrícola, acompanhando os pastores ou com os meus irmãos atrás da passarada. Fiz muita asneira mas também adquiri muitos e preciosos ensinamentos que mais tarde iriam condicionar a escolha do curso que tirei, a facilidade com que vivo o campo e o grande gosto e respeito que tenho pelo nosso rico e diverso mundo rural.
Os outros locais que também me marcaram profundamente foram o Paul do Trejoito, junto a Benavente — uma zona de montado de sobro sobre areias terciárias, envolvendo aluviões férteis cultivadas de arroz — onde levei a cabo o meu estágio de fim de curso que incidiu sobre as comunidades de aves, e o concelho de Mértola do qual já falei a propósito do livro Fauna e Flora de Mértola. Uma Perspectiva Ecológica do Concelho. Infelizmente, por diversas razões, nunca mais voltei ao Trejoito e tenho ido muito pouco a Mértola.

Sem comentários: