Livros no Blurb

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Os meus livros 1

Capa do livro editado pela C.M. de Mértola em 1985


Uma ilustração do mesmo livro com a seguinte legenda: A azinheira, um ecossistema em miniatura (ilustração da autoria de Maria do Rosário D. Pinto Bessa)


Em 1984, juntamente com um colega de faculdade (Luís Gomes) e um amigo de infância (José Cabral), que reuni para o efeito, fundei aquela que provavelmente foi a primeira empresa de estudos de ambiente em Portugal criada por biólogos. A esta empresa chamei Naturibérica - Estudos e Divulgação em Biologia, Lda. Na altura, um dos vereadores da Câmara Municipal de Mértola era meu primo direito. Em conversa informal com ele foi-me comunicado que poderia haver interesse camarário num estudo que identificasse e caracterizasse a fauna e flora do concelho.
Começou assim a nossa actividade em Mértola, que se prolongou por cerca de 3 anos ao longo dos quais produzimos o referido estudo (Estudo Fitogeográfico e Faunístico do Concelho de Mértola, 1984), o livro que aqui se apresenta, um videograma (Mértola: Aspectos Naturais do Concelho, 1986) e os trabalhos preparatórios para aquilo que viria a ser o Parque Natural do Vale do Guadiana (Anteplano para o Aproveitamento Racional do Património Natural do Vale do Guadiana/concelho de Mértola, 1987; Estudo Prévio do Vale do Guadiana (concelho de Mértola) para a Delimitação de Áreas numa Perspectiva Conservacionista, 1987).
Este livro constituiu uma verdadeira pedrada no charco no então panorama nacional da divulgação e conservação da natureza. Foi também fonte de inspiração para uma nova geração de biólogos que perceberam que o seu país tinha grande valor natural e que urgia preservá-lo. Por outro lado também os incentivou a escolher outra via profissional, que não a via pedagógica.
A nós, os autores, que não ganhámos um tostão por termos realizado o livro, ficou-nos o orgulho e a satisfação do pioneirismo e de vermos que esta publicação teve consequências práticas de grande valia. A mim ficou-me ainda um enorme apego ao concelho de Mértola, ao qual mais tarde haveria de voltar assumindo outras funções.

1 comentário:

Agustín Ortega Esquinca disse...

Caro António Pena, a "Fauna e Flora de Mértola..." é, ate ao presente, o melhor livro já escrito sobre esta matéria. Por razões do meu trabalho de campo de pós-doutorado, no Campo Arqueológico de Mértola (CAM), eu tenho de consultar-o constantemente. Mais um dia foi dado como "desaparecido".

Com plena consciência de que ele estava fora de catálogo há anos, realizei uma pesquisa na net, e encontrei um exemplar de "segunda mão" em Minnesota, EU... que comprei e que, tive de esperar mais de um mês para tê-lo nas minhas mãos. O preço do livro, incluindo as despeças de envio, foi 30 dólares. E tive sorte porque o livro é novo.

Eu sou mexicano, estou a realizar um pós-doutorado sobre o mundo rural na Idade Média, no CAM, e o teu livro é uma obra de consulta constante na minha investigação porque é fundamental para entender a questão ecológica numa visão holística e como uma totalidade integrada, esto é, como uma unidade. É nesta perspectiva que o livro é fundamental.