Livros no Blurb

quarta-feira, 4 de julho de 2007

A minha scooter

A minha Tmax: Yamaha Tmax XP500


Antes da scooter tive uma yamaha trialeira, monocilíndrica: a xtz 660 Ténéré. Eu gostava dela mas era de tal maneira incómoda que a fui utilizando cada vez menos. Em Julho de 2001 resolvi trocá-la pela scooter. Tenho impressão que nunca fiz uma compra tão acertada na vida.
Em primeiro lugar trata-se de uma bicilíndrica de 500cc sem caixa de velocidades ou embraiagem (é só acelerar e travar). Depois é extremamente confortável, maneja-se com grande facilidade e tem uma ciclística de uma verdadeira moto.
Apesar de a indicarem sobretudo para cidade, ou para fazer pequenos percursos pendulares entre o local de residência e o de trabalho, dá muito boa conta de si em estrada onde é muito agradável de conduzir. Já em auto-estrada, a condução torna-se um pouco monótona embora tenha uma velocidade de cruzeiro que ronda os 130-140km/h e atinja os 160km/h. Uma outra surpresa agradável é o consumo: 5,5-5,7l/100km fazendo uma condução moderada e sem pendura.
Em França e em Itália há uma verdadeira tmax-mania, existindo competições apenas entre scooters tmax.
Fala-se que em 2008 poderá saír um modelo de maior cilindrada. A ver vamos!

Sem comentários: