Livros no Blurb

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Fotografia 2

Uma libélula da espécie Cordulegaster boltoni captada com uma Panasonic FZ7


Existem basicamente 3 grupos de câmaras digitais de pequeno formato (equivalente ao 35mm). As mais simples, e portanto mais baratas, são relativamente pequenas (compactas) e têm poucas possibilidades de regulação manual, isto é, estão preparadas para "fazer tudo sózinhas" bastando ao utilizador escolher o programa adequado, que a máquina faz o resto. Actualmente estas câmaras, conhecidas em língua inglesa por "point and shoot cameras", já apresentam resoluções da ordem dos 6 ou 7 megapixeis e um zoom óptico que, na maior parte dos casos, surge com aumentos até 6x embora haja casos em que chegam às 8x ou mesmo às 10x. Por outro lado podem realizar pequenos filmes de baixa resolução e as fotografias captadas evidenciam bastante "ruído" devido ao pequeno tamanho dos seus sensores.
Ao contrário, as câmaras reflex digitais (DSLR=Digital Single Lens Reflex), de objectivas intermutáveis, têm maiores sensores e, por isso, a qualidade da imagem é muitíssimo superior. Para dar um exemplo, uma imagem tirada com uma compacta a 80 Asa tem uma qualidade semelhante à de uma imagem captada por uma dslr a 400 Asa. Estas câmaras não fazem filme e, em geral, não evidenciam mecanismos que reduzam a vibração, coisa que algumas compactas e a maioria das máquinas que abordaremos a seguir já possuem. Ao invés, nas dslr costumam ser as lentes que incorporam a tecnologia para mitigar as vibrações.
As chamadas "bridge cameras" fazem de facto a ponte entre as compactas e as reflex digitais. Foram buscar os pontos fortes de ambas mas têm um grande defeito, que é a qualidade da imagem. Devido à pequena dimensão do sensor, à semelhança das compactas, o "ruído" pode constituir um problema sério. Para o minorar devem tirar-se fotografias com Asa baixa e com boa luz. Das vantagens salientem-se a portabilidade, a qualidade das objectivas, os zooms que chegam às 12x e mais, sendo bastante luminosos, a possibilidade de realizar filmes de resolução aceitável, com som (nalguns casos estéreo) e com a capacidade de actuar o zoom enquanto se filma, a resolução que já ultrapassa os 10 Mp, os mecanismos de redução de vibrações, e muitas outras características importantes e de grande utilidade. Pode dizer-se que algumas "bridge cameras" são uma espécie de dslr disfarçadas com o grande senão do "ruído" na imagem.
Para o comum dos mortais, e mesmo para certos amadores avançados, a aquisição desta última categoria de câmara digital é recomendada, até como forma de preparar o caminho para a posterior compra de uma dslr.
Muito mais haveria para dizer mas, por agora, fico-me por aqui.

Sem comentários: